quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Exercício da 4ª Lição



 

 
 
 
1.    Cite as qualidades da natureza de Deus.

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.    Marque as alternativas corretas. Deus é:

(   ) Prepotente, Presente, Ciente;

(   ) Espírito, Fonte de Vida, Infinito;

(   ) Nenhuma das alternativas.

 

3.    Marque as qualidades e os atributos de Deus.

(   ) Ele é Santo;

(   ) Sabe de quase tudo;

(   ) Plenamente Puro;

(   ) Finito;

(   ) Conhece tudo;

(   ) Injusto;

(   ) Castiga a quem ama;

(   ) É Pai;

(   ) Não dorme;

(   ) Indefeso;

(   ) Fiel;

(   ) Santo;

(   ) Justo;

(   ) Inconsequente;

(   ) Infiel;

(   ) Desleal;

(   ) Mortal;

(   ) Efêmero;

(   ) Profano;

(   ) Amor;

(   ) Está em todo lugar.

 

4.    Reflita e responda: Quem é Deus pra você? E o que Ele tem feito em sua vida?
 
            
Bom exercícios e não esqueçam de enviar no email:
pgines12@hotmail.com ou imprimam e entreguem nas células.
Bjs. Pra Patrícia Gines Amadeu

Continuação da 4ª Lição - A Bíblia nos ensina quem é Deus


 
C) Fidelidade

Deus nunca deixa de cumprir algo que Ele tenha prometido ( Nm 23: 19)/ I Ts 5:24).

Deus é fiel ( Êx 34: 6 / Dt 7:9/ Hb 10:23). Deus fará aquilo que tem revelado na sua Palavra.  Ele cumprirá tanto as Suas promessas, quanto as Suas advertências (Nm 14:32 -35/ II Sm 7:28/ II Tm 2:13). A fidelidade de Deus é de consolo inexprimível para o crente, e grande medo de condenação para todos aqueles que não se arrependerem nem crerem no Senhor Jesus ( Hb 6: 4-8; 10:26 – 31).

2.3 Amor

Quando falamos do amor de Deus, referimos-nos à atitude de compartilhar de Si mesmo e de tudo o que tem com Seus filhos e com aqueles quem criou (Sl 145:16; 86:5/ Êx 34:6/ Ef 2:8-9/ I Jo 4:8-16/ Jo 14:31/ 15:14/ Mt 6:26/ Lc 15). Este atributo do caráter de Deus é expresso pelo menos de três maneiras distintas: Deus é, em primeiro lugar, benevolente. Ou seja, é o bem em ação. É o amor altruísta que visa sempre o nosso bem. Em resumo, é a qualidade do amor Deus que nos toca bem de perto.

Outra manifestação do amor de Deus é a Sua graça. Graça, por definição, é o favor que não se merece. Então, graça é a atitude que Deus tem de nos dar coisas (bênçãos materiais e espirituais) sem que mereçamos.

Aprender sobre Deus Pai, Filho e Espírito Santo é empreender um pouco mais a respeito de nossa própria vida. Então, esperamos que os conhecimentos destes conteúdos acrescentem à sua vida grandes vitórias.

a)    Deus é bom

Tudo quanto Deus criou era bom, era uma extensão de Sua própria natureza  (Gn  1:4, 10, 12, 18, 21,25, 31). Ele continua sendo bom para Sua criação, sustentando-a o bem de todas as Suas criaturas (Sl 104:10-28; Sl 25:8/ Mc 10;18). Ele cuida até dos ímpios (Mt 5:25/ At 14:17). Deus é bom principalmente para os Seus, que O invocam de verdade (Sl 145:18 – 20).

b)   Deus é misericordioso e clemente

Ele não extermina o ser humano conforme merecemos devido aos nossos pecados (Sl 103:10), mas nos outorga o Seu perdão com dom gratuito a ser concebido pela fé em Jesus Cristo (êx 34: 6/ Dt 4:31/ Sl 103:8).

c)    Deus é compassivo

Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar (II Rs 13:23/ Sl 86:15). Deus, por Sua compaixão pela humanidade, proveu-lhe perdão e salvação (Sl 78:38). Semelhantemente, Jesus, o Filho de Deus, demonstrou compaixão pelas multidões ao pregar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos, dar vistas aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos ( Lc 4:18/ Mt 9:36/ Mc 6:34).

d)   Deus é paciente e lento ao irar-se

Deus é paciente (Êx 34: 6/  Nm 14:8/ Rm 2:4/ I Tm 1:16) Deus expressou essa característica pela primeira vez no jardim do Édem após o pecado de Adão e Eva, quando deixou de destruir a raça humana conforme era Seu direito ( Gn 2:16,17) Deus também foi paciente nos dias de Noé,  enquanto a arca estava sendo construída (I Pe 3:20). E Deus continua demonstrando paciência com a raça humana pecadora; Ele não julga na devida ocasião, pois destruiria os pecadores, mas na sua paciência concede a todos a oportunidade de se arrepender e serem salvos (II Pe 3:9).

A revelação que Deus faz de si mesmo está em Cristo Jesus.

 “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer”; em outras palavras se quisermos entender completamente a pessoa de Deus, devemos olhar para Cristo, porque nEle habita a plenitude da divindade (Cl 2:9).

 
Conclusão

Deus é Espírito, infinito, poderoso, santo, reto, justo, íntegro, genuíno, verdadeiro, fiel e a própria essência do amor. Em Cristo temos a revelação plena de Deus.

 

 Boa Aula - Pra Patrícia Gines Amadeu
  Até a próxima aula!